quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SER EDUCADOR!

Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue,
vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...Esse é o valor de ser educador

(autor desconhecido)

Então ...nova jornada de trabalho,2012 chegou!!

Ser semeador do conhecimento não é tarefa fácil.
Imagine-se numa sala com aproximadamente 45 alunos,cada um com sua forma de pensar ,agir,conviver...
Pense que esses alunos têm em média de 15 a 18 anos...
Que tal pensar ainda que desses 45 alunos ,70% deles por problemas pessoais diversos ,não estão nem um pouco preocupados com as aulas que estão sendo ministradas,alguns deles não realizam as atividades de casa que são passadas e também não interagem na sala de aula para um diálogo mais sincero com o professor,quando não compreendem os conteúdos ou quando as aulas não estão interessantes?
Díficl descrever a responsabilidade e dificulades que o professor enfrenta para transmitir o conhecimento levado o aluno ao questionamento ,interação com o conteúdo no despertar crítico tão esperado pelos objetivos propostos de uma aula .
Sabemos que apesar das dificuldades que todos educadores enfrentam em torno das mínimas condições de trabalho que a escola pública possui,seja ela Estadual ou Municipal e também na desvalorização profissional,os professores buscam semear o conhecimento e precisam lidar com os acertos e erros que porventura venham surgir.
Reflexões e mais reflexões sobre o que fizeram nos anos anteriores seja na semana pedagógica e também no muito que ainda poderão fazer no ano letivo que se inicia ao receberem nova carga horária ,bem como o perfil de seus novos alunos ,dificuldades de aprendizagem,interesse da turma,metodologia, projetos e tudo que poderá definir um bom trabalho nas turmas .
Gostar de lecionar e imaginar o quanto será desolador e entediante se não houver noção do tamanho da responsabilidade e do compromisso que se tem com a sociedadeé é algo imprescindível nesse momento.
Ministrar conteúdos que precisam ser passados aos alunos, motivar-se para tornar as aulas menos monótonas,interagir com a turma,perceber as diferenças e respeitá-las é papel de todo Educador mas sua caminhada só será brilhante se puder contar com o interesse dos alunos , apoio dos pais e de toda comunidade escolar.

Maria das Dores