Ser semeador do conhecimento não é tarefa fácil.
Imagine-se numa sala com aproximadamente 45 alunos,cada um com sua forma de pensar ,agir,conviver...
Pense que esses alunos têm em média de 15 a 18 anos...
Que tal pensar ainda que desses 45 alunos ,70% deles por problemas pessoais diversos ,não estão nem um pouco preocupados com as aulas que estão sendo ministradas,alguns deles não realizam as atividades de casa que são passadas e também não interagem na sala de aula para um diálogo mais sincero com o professor,quando não compreendem os conteúdos ou quando as aulas não estão interessantes?
Díficl descrever a responsabilidade e dificulades que o professor enfrenta para transmitir o conhecimento levado o aluno ao questionamento ,interação com o conteúdo no despertar crítico tão esperado pelos objetivos propostos de uma aula .
Sabemos que apesar das dificuldades que todos educadores enfrentam em torno das mínimas condições de trabalho que a escola pública possui,seja ela Estadual ou Municipal e também na desvalorização profissional,os professores buscam semear o conhecimento e precisam lidar com os acertos e erros que porventura venham surgir.
Reflexões e mais reflexões sobre o que fizeram nos anos anteriores seja na semana pedagógica e também no muito que ainda poderão fazer no ano letivo que se inicia ao receberem nova carga horária ,bem como o perfil de seus novos alunos ,dificuldades de aprendizagem,interesse da turma,metodologia, projetos e tudo que poderá definir um bom trabalho nas turmas .
Gostar de lecionar e imaginar o quanto será desolador e entediante se não houver noção do tamanho da responsabilidade e do compromisso que se tem com a sociedadeé é algo imprescindível nesse momento.
Ministrar conteúdos que precisam ser passados aos alunos, motivar-se para tornar as aulas menos monótonas,interagir com a turma,perceber as diferenças e respeitá-las é papel de todo Educador mas sua caminhada só será brilhante se puder contar com o interesse dos alunos , apoio dos pais e de toda comunidade escolar.
Maria das Dores
Nenhum comentário:
Postar um comentário