Colégio Polivalente de Alagoinhas
Após estudos realizados durante as aulas de Literatura a respeito de Gil Vicente,segue uma adaptação do "AUTO DA BARCA DO INFERNO"-HUMANISMO-na qual aborda o teatro vicentino alegórico .Aqui você irá anotar quais os personagens bem como seus "pecados".Discuta em seu grupo o que entendeu desse trecho da peça teatral e em seguida escreva o comentário do grupo (três componentes)abaixo na caixa de comentários!Não esqueça de registrar também o nome dos colegas de seu grupo e a sua turma.Fique à vontade!!!
*Obs: SEU COMENTÁRI0 TERÁ QUE SER POSTADO AQUI ATÉ O DIA 10/12/2012.
Olá Maria das Dores,gostei desses vídeos,pois minha professora também está trabalhando com obras de Gil Vicente.
ResponderExcluirMagda
Alunas-Dryele Rocha,Geovanna Iris, Tais souza, Max sandro
ResponderExcluirComentario do video:
Gil Vicente, teatrólogo inserido no Humanismo, ainda mantém forte ligação com os valores medievais, sobretudo os cristãos. Dessa forma, busca a moralização do homem para que este encontre a salvação de sua alma.
Alunas:Jessica e Rebeca 90V6
ResponderExcluirNa peça notasse que os personagens falam um português antigo, gírias que eram faladas naquela época e que hoje não se fala, mas, Gil Vicente critica a sociedade do seu tempo, com vista em moralizar as pessoas e a fazê-las pensar se na realidade será de fato assim. Ele defendia os princípios cristãos que considerava importantes. O diabo e o anjo representam respectivamente, o mal e o bem.
Stefani, Gutielle,Ezequias 90V6
ResponderExcluirComentário:
A peça inicia-se num porto imaginário, onde se encontram as duas barcas, a Barca do Inferno, cuja tripulação é o Diabo e o seu Companheiro, e a Barca da Glória, tendo como tripulação um Anjo na proa. É chamado de ''Barca do inferno'' porque quase todos os personagens das duas barcas na cena é a do inferno com o Diabo e a da glória com o anjo.
Aluno: Alex Caetano
ResponderExcluirturma-90v6
Trata-se de uma ficção de Gil Vicente, que achava que Depois da morte todos são encaminhados a um rio onde duas embarcações esperam. Uma onde um anjo espera levaria os mortos ao paraíso, outra onde um infernal e um companheiro levariam os que ali embarcassem para o inferno, o Anjo representa o bem e diabo representa o mal ..
E ali a anjo tenta de suas formas convencer o homem a entrar na sua barca e o diabo com sua outra forma e com sua liguagem totalmente diferente tambem querendo convence-lo a entra na barca...
Denis'M,Cleison,Emanoel
ResponderExcluircomentário: E uma complexa alegoria dramática de Gil Vicente, representada pela primeira vez em 1517. É a primeira parte da chamada trilogia das Barcas (sendo que a segunda e respectivamente o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiraluno:Luiz Henrique,Danilton Serié:90V7 O texto fala entre o bem e o mal que é representado por barcas a "barca da Gloria" e a "barca do inferno",o cenario em embarcaçoes,também mostram trassos do humanismo
ResponderExcluirTem como cenário um porto imaginário, onde estão ancoradas duas barcas: uma como destino o paraíso, tem como comandante um anjo; a outra, com destino ao inferno, tem como comandante o diabo, que traz consigo um companheiro. Com relação a tempo, pode-se dizer que é psicológico, uma vez que todos os personagens estão mortos, perdendo-se assim a noção do tempo.
ResponderExcluirAlunos(as) Jacy Mara Matias , Elayne Barbosa Turma: 90V6
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlunas:Jessica,Janete,Rebeca (90V6) "continuação do comentario"
ResponderExcluirNa peça notasse que os personagens falam um português antigo, gírias que eram faladas naquela época e que hoje não se fala, mas, Gil Vicente critica a sociedade do seu tempo, com vista em moralizar as pessoas e a fazê-las pensar se na realidade será de fato assim. Ele defendia os princípios cristãos que considerava importantes. O diabo e o anjo representam respectivamente, o mal e o bem.
Gil Vicente com a peça quiz representa o juízo final católico de forma satírica e com forte apelo moral. O cenário é uma espécie de porto, onde se encontram duas barcas: uma com destino ao inferno, comandada pelo diabo, e a outra, com destino ao paraíso, comandada por um anjo. Ambos os comandantes aguardam os mortos, que são as almas que seguirão ao paraíso ou ao inferno,fazendo com o que as pessoas pensasse nos seus modo de agir ou pensar.
Thailane Barbosa,Tailene Santos & Carleane Santos
ResponderExcluirTurma: 90v7
Gil Vicente, teatrólogo inserido no Humanismo, ainda mantém forte ligação com os valores medievais, sobretudo os cristãos. Dessa forma, busca a moralização do homem para que ele encontre a salvação da sua alma. E ali a anjo tenta de suas formas convencer o homem a entrar na sua barca e o diabo com sua outra forma e com sua linguagem totalmente diferente também querendo convence-lo a entra na barca...
O diabo e o anjo representam respectivamente, o mal e o bem.
Gil Vicente com a peça quis representa o juízo final católico de forma satírica e com forte apelo moral. O cenário é uma espécie de porto, onde se encontram duas barcas: uma com destino ao inferno, comandada pelo diabo, e a outra, com destino ao paraíso, comandada por um anjo. Ambos os comandantes aguardam os mortos, que são as almas que seguirão ao paraíso ou ao inferno,fazendo com o que as pessoas pensasse nos seus modo de agir ou pensar.